sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Saúde - Viciados em café!!!

Amo café desde criança! Me lembro de tomar na mamadeira leite com café e depois somente café, pois não sou muito fã de leite. Sem café eu não funciono, fico muito irritada e na marcha lenta! Café alimenta e me deixa super disposta!!!! Mas, como acontece com outros tipos de dependência química, a da cafeína também se dá no cérebro.


Bom Dia Brasil!!!
Tomando café na Ilha da Gigóia - Barra da Tijuca



A cafeína tem o poder de bloquear os receptores de adenosina, substância liberada durante toda a atividade cerebral e que funciona como um calmante natural. Quando minha mente está em estado de cansaço sinto um alívio e excitação depois de duas xícaras de café. O processo funciona bem durante um tempo, até que o cérebro aciona suas defesas em busca de equilíbrio e passa a produzir mais receptores de adenosina. Sendo assim, a quantidade de cafeína necessária para produzir excitação passa a ser maior. Isso explica porque pessoas como eu que consomem muita cafeína adquirem resistência e precisam aumentar as doses de café para desfrutar o efeito energético.
Já fiquei sem tomar café por um tempo por causa do clareamento dentário e fiquei com dor de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, náusea e dores musculares, resumindo...fiquei péssima, na bad!!! Pois quem costuma ingerir mais de 250 miligramas de cafeína por dia e apresenta ao menos 3 desses sintomas após 24 horas sem um único cafezinho pode ser diagnosticado com abstinência de cafeína. Esses 250 miligramas equivalem a seis xícaras de café expresso.

"A cafeína é a droga psicotrópica mais popular do mundo".

Cada organismo apresenta uma vulnerabilidade diferente. O que deve ser observado é se a dependência atrapalha a realização das tarefas diárias. 
O bom é que o tratamento é mais simples, quando comparado ao de viciados em outras drogas, e os sintomas da abstinência não costumam durar mais do que uma semana.
A cafeína é atípica porque não provoca danos no cérebro ou no organismo comparáveis aos dos entorpecentes.
Pacientes viciados em cafeína são orientados a reduzir gradualmente a ingestão da substância - 25% a menos a cada semana. Uma das táticas para alcançar essa redução é misturar café descafeinado à versão normal. 



Quer falar comigo?


Psiu!!! Compartilhe essa matéria, Muito Obrigada.

1 Matéria para xeretar Aqui!    
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário